Coordenador : Walcéa Barreto Alves
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389699.2199.273036.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo principal são alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Heitor Villa- Lobos. Os participantes secundários serão professores, gestores, pais e funcionários da escola, que atuarão enquanto colaboradores para realização do projeto, por estarem inseridos e atuarem no cotidiano da escola e junto aos estudantes. O projeto envolverá em sua realização professores e estudantes do ensino superior - graduação e pós-graduação - mediante atuação no desenvolvimento da proposta. Este envolvimento trará contribuições ao processo formativo e de atuação profissional de todos os envolvidos.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n Bloco D Campus Gragoatá Bairro: São Domingos CEP 24210-201 Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos R Salo Brand - Ilha Conceição - Niterói, RJ - CEP: 24050-070
Objetivo
Objetivo principal: - Desenvolver ações e estratégias educacionais a partir do posicionamento crítico-reflexivo do aluno frente ao contexto escolar e ao uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a partir de uma perspectiva dialógica, em colaboração com a comunidade escolar. Objetivos específicos: • Investigar a relação entre as representações do aluno sobre a interface entre a tecnologia, mídias digitais e a educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. • Compreender as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo - dentro e fora dos muros da escola. •Pesquisar as possibilidades de modificação das práticas educacionais a partir de uma relação crítico-dialógica com os alunos, em colaboração com os professores, frente ao contexto escolar e à cibercultura. •Investigar as possibilidades da implicação do conceito de reflexividade na concepção do papel do aluno como agente prospectivo de mudança da escola em interface com o uso das tecnologias digitais no contexto educativo. •Investigar os processos interativo-reflexivos entre os participantes da pesquisa no contexto cultural, emocional, simbólico, social e de aquisição de conhecimentos digitais. • Promover ações que busquem a ampliação da participação dos alunos nos processos de ensino-aprendizagem, com vistas ao contexto das tecnologias e da cibercultura.
Resumo
Este projeto está integrado às ações de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF). Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa: Representações sociais, tecnologias digitais e o contemporâneo: investigando a escola; projeto de ensino: Projetos de trabalho: articulando saberes docentes em interface com a educação básica e projeto de Inovação: Educação e contemporaneidade: tecnologias digitais e inovação nos processos educativos. O foco principal consiste em buscar estratégias de compreensão sobre as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura - dentro e fora da escola. Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar, pretende-se desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos e professores da educação básica. O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia. Nessa perspectiva, a observação do cotidiano escolar, buscar-se-á desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes de ensino-aprendizagem. Pretende-se desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação, a criatividade e a produção de conhecimento. A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócio-educacional é a mola propulsora deste projeto, a fim de se potencializar, para além dos muros da escola, a cidadania crítica, participativa e democrática, visando emancipação e autonomia.